12º Congresso RTI de Data Centers: Confira os destaques
Voltado aos profissionais das áreas de TI e Telecom, o 12º Congresso RTI de Data Centers movimentou Ribeirão Preto (SP), nos dias 9 e 10 de outubro de 2019. Contou com 19 palestras, 2 workshops, 39 expositores e mais de 1000 participantes. Neste post falaremos sobre os destaques do congresso, e as tendências do mercado, confira!
O 12º Congresso RTI de Data Centers
A cidade de Ribeirão Preto foi escolhida para a realização do congresso por ser uma das mais relevantes para o setor de TI e telecomunicações do Estado de São Paulo, além de estar estrategicamente bem localizada, próxima a grandes centros de negócio.
“A região também é um dos principais centros
universitários e de pesquisa, gerador de tecnologia e mão de obra qualificada.” – Monica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, empresa organizadora do evento.
Os temas mais abordados
Os assuntos debatidos no Congresso RTI de Data Centers enriqueceram os dois dias por meio de palestras, painéis, apresentações de cases, soluções e novos produtos/tecnologias. Nos estandes, eles estiveram presentes também através de soluções e novidades das empresas mais influentes na área de Data Centers à nível nacional. Os principais temas abordados foram:
- Lei geral de proteção de dados: LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, entrará em vigor em fevereiro de 2020. A lei possui o intuito de impor mais proteção e penalidades para o não cumprimento;
- Gestão de data centers: A indisponibilidade, falha ou parada inesperada no data center de grandes empresas, traz impactos expressivos, que podem envolver o setor financeiro, valores da marca e até mesmo riscos a vidas. Para evitar situações como essa, uma série de equipamentos e tecnologias são aplicadas ao ambiente físico de data centers;
- A internet das coisas (IoT): O termo descreve um cenário em que diversos objetos do seu dia a dia estarão (já estão) conectados à internet e se comunicando mutuamente;
Destaques dos estandes
Foram dois dias de evento, e além das palestras, pudemos conhecer muitas novidades sendo expostas por relevantes empresas do mercado. Portanto, separamos para você leitor, os estandes e as tecnologias que tiveram grande destaque no 12º Congresso RTI de Data Centers. Confira abaixo!
Interação com solução IoT focada no parque de nobreaks
No arrojado estande da Engetron, os visitantes puderam conhecer um dos modelos da nova linha de nobreaks DWMM Modular. Disponível na potência de 10 kVA, com conjunto de baterias para demonstração, conectadas com o WBRC (Web Based Remote Control – interface de rede para o gerenciamento de nobreaks da Engetron), ele permite conexão ethernet, wi-fi ou via rede móvel.
Linha nobreak double way monofásico modular
Apresentada no estande, a linha DWMM Modular (double way monofásico modular) tem como alvo, as demandas de energia confiável para aplicações como automação comercial, bancária, industrial, equipamentos médico/hospitalares e, especialmente, aplicações de TI/Telecom, explicou Fábio Moura, gerente de aplicação.
Segundo Fábio, os profissionais dos referidos segmentos buscam equipamentos compactos, para permitir a instalação no próprio rack de TI/Telecom do local e necessitam de alta capacidade de potência no menor espaço possível com alto rendimento.
“Quanto maior é o rendimento do nobreak, menores são as perdas e, por fim, maior é a eficiência da instalação. Há aplicações em que um dos índices de desempenho é justamente a relação entre a potência consumida da rede e a potência efetivamente utilizada para processamento de dados”. – Fábio Moura, Gerente de aplicação da Engetron.
DCIM líder nacional e o inovador monitoramento com sensoriamento wireless
O Congresso RTI de Data Centers contou com exposição da linha DataFaz®, conjunto de soluções IoT líder nacional em gestão e monitoramento de Data Centers e ambientes de missão crítica no estande da Specto Tecnologia.
No estande, os visitantes puderam conhecer o primeiro e único DCIM (Data Center Infrastructure Management) 100% nacional e líder de mercado. Lá, puderam acompanhar de perto o funcionamento do sistema escolhido por grandes organizações como RNP, EMBRAER, JMALUCELLI, Câmara dos Deputados e GM, através das demonstrações reais da solução pela equipe.
Conteúdo relacionado: DCIM e a Eficiência Energética
DataFaz ® DCIM é uma plataforma (software, hardware e serviços) que realiza o monitoramento em tempo real, dos parâmetros físicos de Data Centers e outros ambientes de missão crítica. A supervisão por parte da equipe de TI é realizada via web, tablets ou celulares garantindo total monitoramento de energia, (tensão, corrente, potência, circuitos on-off), de umidade, fumaça, poeira, temperatura, infiltrações de água, inundação, controle dos acessos (portas, racks, emissão de senhas e sistema do CFTV (Circuito Fechado de TV).
Além de fácil implantação, os principais benefícios do DataFaz ® demonstrados no estande foram:
- Eficiência Energética: Otimiza a eficiência energética e a estabilidade da temperatura, por meio de uma grande variedade de recursos visuais como termográficos, escalas de consumo de energia, formulários, diagramas, monitoramento CFTV, visualização 3D do ambiente;
- Disponibilidade Total: Monitora circuitos elétricos, consumo e pontos de falha, gerencia ativos, avalia hotspots, emite alertas em tempo real, prepara atividades para as equipes de manutenção preventiva e evita paradas e quedas do Data Center.
- Gestão Eficaz: Provê o total controle da Infraestrutura, eleva o índice de disponibilidade do Data Center, manutenções preventivas, gestão de ativos, segurança física recebendo alarmes (sonoros, email, SMS) em casos de situações críticas;
- Equipe especializada e Nacional: A Specto dispõe de equipe de P&D e implantação com alta especialização em DCIM, responsável pela maior quantidade de plataformas DCIM implantadas com sucesso em todo Brasil.
- Flexibilidade de Contratação: Além do modelo de venda tradicional, a linha DataFaz ® também está disponível em formato XaaS (tudo como um serviço), modelo que oferece vantagens como: eliminação/grande redução de custo com implantação; praticidade, flexibilidade e agilidade na contratação; atualização constante da tecnologia, dentre diversos outros.
Sensoriamento wireless na gestão de data centers e ambientes de missão crítica
Foram feitas demonstrações da grande novidade do setor, o sensoriamento wireless. A tecnologia potencializa a flexibilidade, facilidade na implantação e escalabilidade da infraestrutura e da gestão da própria. A equipe da Specto demonstrou na prática algumas funções e aplicações desta novidade, tanto no DCIM (citado no tópico acima), como também no DataFaz ® UNITY (solução compacta de gestão/monitoramento).
Diferente do DCIM, DataFaz ® UNITY é focado em data centers e ambientes de menor porte. Com ele, pode-se monitorar a temperatura, umidade, fumaça (incêndio), inundações, aberturas de porta do seu Data Center, CPD, sala técnica e demais ambientes de missão crítica.
No breve vídeo a cima, você pode ver o rack utilizado no estande para demonstração. Nele constam os sensores cabeados, os DMWs (Dispositivos de Medição Wireless), o dashboard do DataFaz ® e no topo, os controladores .
“Saldo positivo, estamos muito felizes com a recepção e interesse do público nas soluções DataFaz ®, linha líder nacional em gestão e monitoramento de Data Centers e ambientes de missão crítica, assim como as novidades dos estandes e a impecável organização do evento.” – Leonardo Vieira, Diretor de Mercado e Inovação da Specto Tecnologia
IaaS -Infrastructure as a Service (Infraestrutura como serviço)
Além do XaaS citado acima, um modelo de negócio que vem ganhando força e esteve presente no 12º Congresso RTI de Data Centers, é a tecnologia de infraestrutura como serviço. É uma das novidades oferecidas pela WDC Networks, conhecida por sua diversidade de produtos em tecnologia como serviço.
Atualmente, a WDC Networks atua principalmente nos seguintes nichos de mercado:
- Segmento de Telecomunicações, soluções de IaaS para redes GPON FTTH de banda-larga, sistemas de transmissão DWDM, cabos de fibra ótica e diversos produtos relativos a gerenciamento de redes;
- Segmento Corporativo, segurança eletrônica como serviço, conectividade, Wi-FI, infraestrutura de data centers, segurança da informação, telefonia, automação predial e residencial;
- Segmento de Áudio e Vídeo Profissional, caixas acústicas, microfones, salas de reunião, vídeo conferência, que atendem os canais especializados de mídia, eventos, etc;
- Segmento de Energia Solar, a produção de geradores residenciais, comerciais e grandes usinas e fazendas de geração, inversores e sistemas de gerenciamento.
Tecnologia para Racks específicos
Data Centers necessitam de diversos tipos de equipamentos de TI, mas o que não pode faltar são racks apropriados para cada tipo de projeto. Existem diversos tipos e modelos de rack e por isso, o Grupo Multiway, referência no assunto, demonstrou algumas de suas soluções.
Rack autônomo
Os racks autônomos facilitam sua instalação de infraestrutura.
Soluções desenvolvida com integração em um único rack com ar condicionado, no break e automação. Ideal para as áreas de edge computing, ISP, varejo, CPD, atacado, fábricas e escritórios.
Rack com foco em telecom
Indicados para instalação de elementos de infraestrutura, sistema de cabeamento estruturado, salas de telecomunicações e salas de equipamentos restritos. A linha de racks de parede MME e MMS é indicada para instalação de elementos leves como modens, centrais telefônicas e switches. Sua principal aplicação é harmonizar e centralizar equipamentos instalados em locais aparentes.
Rack para servidores e redes
Desenvolvido para aumentar a eficiência energética, o Smart Server atende alta concentração de TI. Possui portas construídas em aço e sistemas de venezianas de policarbonato de alta densidade para racks, servidores e redes, é indicado para ambientes de data center.
Conclusões e impressões sobre o evento
A impressão geral, foi de que o 12º Congresso RTI de Data Centers segue sendo um evento muito importante do ecossistema de Data Centers. O seleto público presente (visitantes, expositores e congressistas), além de vivenciar uma experiência única para construir importantes laços de relacionamentos, pôde interagir com os principais fabricantes da área e ficar por dentro das novidades do mercado.
O resultado do evento é positivo e foi notícia nas principais mídias locais e regionais:
Abaixo, o depoimento da empresa organizadora Aranda Eventos. Com todo esse retorno positivo, nos resta o questionamento: ansiosos pela próxima edição?
“Todos os expositores elogiaram o público da feira, e a maioria deles já demonstrou interesse em participar das próximas edições. O conteúdo apresentado nas palestras foi bastante apreciado pelos congressistas, assim como a organização de todo o evento”. – Monica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, empresa organizadora.